21 janeiro 2019

Entendendo as diferenças entre: FAST FASHION X SLOW FASHION

Olá meus amores, como estão? Hoje eu trouxe um assunto que nunca comentei com vocês, nem aqui e nem no instagram - se você ainda não me segue, corre lá é @brucogo - que é sobre FAST FASHION x SLOW FASHION


Imagem: pinterest

Tenho certeza que vocês já compraram muuuito em FAST FASHION, que nada mais é do que as lojas de departamentos como: Renner, Zara, C&A, Riachuelo, Forever 21, entre outras. Mas por quê esse nome? tá, já vou explicar, mas antes vamos começar láaa do início, voltar nos tempos e falar sobre história da moda. 

Lá no início do século XIX começaram a surgir os desfiles de moda, que serviam como molde do que iria se usar. Sendo assim, você assistia aos desfiles e se gostasse de algum look, mandava fazer por costureiros de Alta Costura, sob medida e feito a mão. Isso demoravam-se dias e até meses pra ficar pronto e no final das contas, era uma peça única, o que durava anos e anos, sem estragar um fio se quer, o que se passava de geração em geração.

O tempo foi passando, a revolução industrial surgiu e as coisas mudaram. As pessoas sentiam a necessidade de ter peças que fabricação rápida e de grande escala. O que se via - e se vê - na passarela, em poucos dias já estaria nas lojas. Isso é que chamamos de: FAST FASHION! Tudo é feito em grandes quantidades, com os mesmos moldes, com alguns defeitinhos, em poucos dias e você encontra várias pessoas com a mesma peça que você por aí, sem exclusividade, daí o motivo das peças terem um valor beeeem mais em conta. 

Mas e a SLOW FASHION? Como é feito o processo? Como eu disse lá no início do texto, antigamente as pessoas mandavam fazer as peças sob medida e tudo era feito a mão, lembram? Pois bem, a slow fashion é isso, são peças feitas em poucas quantidades, com maior garantia, sem defeitos e feito a mão, com muito cuidado e capricho. Isso, faz com que o produto seja mais econômico na questão de resíduo, pois por ter um valor mais elevado, a peça dura anos e anos, além de ter qualidade e personalidade. É o caso de marcas de alta costura como: Dolce & Gabanna, Christian Dior, Chanel, etc.

Apesar de admirar demais as marcas de alta costura, eu sou apaixonada pelas fast fashion, tenho muito cuidado com minhas peças, então costumam durar mais do que o normal e não sou tão encanada em encontrar pessoas com looks iguais ao meu, a não ser que eu esteja num evento ou casamento ahahaha mas em ocasiões especiais, sempre gosto de desenhar meu próprio look, isso me faz ter aquela peça única. 

E claro que nem todo mundo tem o poder aquisitivo de comprar apenas alta costura, mas já pensou em criar e mandar alguém costurar seu próprio look? Fica aí a sugestão.


Espero que tenha explicado de uma forma fácil pra vocês entenderem melhor esse mundo. E não esqueçam de comentar aqui embaixo, o que acharam do formato do post e o que mais querem ver por aqui. Vou amar saber !!


Um beijo,

Bruna Cogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário