21 janeiro 2015

Dica da Psicóloga: Estresse engorda?



Hoje iremos falar de um fator que acompanha a vida de muitas pessoas atualmente, não é? O ESTRESSE!

Muito se houve dizer que as pessoas estão estressadas. Mas o que causa o estresse?
Bom, são muitas coisas, podendo ser: cobranças financeiras, cobranças no trabalho, trânsito, problemas familiares, muito estudo, acúmulos de afazeres, insegurança, entre outros.
Estudos apontam organização Mundial da Saúde) que 90% da população sofre algum tipo de estresse, podendo ser até de fundo patológico (o que já não é saudável, prejudicando a vida da pessoa).
Dentre vários sintomas que o estresse causa (como:  fadiga, dores, ansiedade, diarreia, dificuldade para dormir, doenças cardiovasculares...), pode haver também o aumento de peso. Isso se destina ao fato de que o estresse tem como consequência um aumento a produção de radicais livres e do cortisol e por esse motivo é preciso se atentar na alimentação porque muitos alimentos podem contribuir com esses hormônios .
Entretanto, para você tentar amenizar o estresse ou até mesmo viver livre dele, tente fazer o que você mais gosta, dedique-se um tempo para relaxar, ouvir música, dançar, “jogar conversa a fora”, praticar exercício físico, praticar seu hobby, enfim, é importante fazer o que você goste, que te traga prazer e não desprazer. Mas, vale lembrar e orientar vocês que quando o estresse prejudica em excesso sua vida cotidiana, traga muitos sintomas, é necessário procurar ajuda de um profissional, pois, como costumo dizer, que tudo que é em excesso não é saudável.
 Abraços,
Lilian Ceolin
Psicóloga
CRP 06/119081

Consultório
Rua Uruguai, 218, Jd. Girassol – Americana
Fone: 19 99574 8285
Curta a fan page: Lilian Ceolin Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário